Você pensa que é bonito ser fake?

| segunda-feira, 4 de julho de 2016

Atire a primeira pedra quem nunca criou um perfil falso em uma rede social. Quem era virtualmente vivo na época do finado Orkut, viu-se na urgência de ter uma personalidade extra depois que a rede social inventou de mostrar diariamente as visitas recentes. E a gente sabe, stalkear, termo que significa curiar a vida alheia, é coisa que existe desde que o mundo é mundo.
Mas o querido Orkut já não está mais entre nós e a rede social mais povoada no momento, o Facebook, preza pela privacidade. Se alguém te disser que criaram uma extensão do seu navegador que mostra quem viu seu perfil, não caia nessa, não funciona e ainda pode levar vírus para a sua máquina. Portanto, a pergunta é: por que pessoas criam fakes? Não estou falando aqui daquelas que:
- Criam fakes para jogar no Facebook – sim, elas existem mais do que imaginamos e usam estes perfis para não incomodar os amigos “reais” com aqueles convites chatos pra caramba;
- Criam perfis de suas empresas ou eventos ou projetos e assim os divulga na rede. Geralmente saem marcando Deus e todo mundo em suas postagens, o que é bem incômodo, mas nada que um “desfazer amizade” não resolva.
Quero falar dos fakes do mal. Mas não daqueles que são criados por quem se escondem atrás de uma tela para, só assim, terem coragem de dizer o que pensa. Há grupos que se dedicam a acolher estes tipos e já viraram até casode polícia. Falo dos perfis criados por pessoas que você conhece pessoalmente, que convive no seu meio e que, por falta de juízo – e por ter um caráter duvidoso – precisam de uma máscara para se aproximar.
Há uns meses, uma pessoa que conheço ~bem de perto~ me adicionou no Facebook com um perfil falso. Mas falso mesmo, via-se até o olho de pirata. E ainda por cima puxou papo, dando a entender que seria amiga de uma conhecida minha e que estava fazendo contato para pedir informações sobre o curso de Jornalismo da Uninove. Na hora, percebi algo de errado e usei o google imagens para pesquisar sua foto de perfil. Encontrei a mesma foto em mil e umas páginas dedicadas a... adivinhem... PERFIS FAKES. Bloqueei na hora. Mentira! Antes de bloquear, disse à bonita que sabia do truque e a desmascarei. A intenção da cidadã em se aproximar de mim através de um perfil falso, até hoje não descobri. E nem pretendo.
Este foi apenas um dos casos de pessoas ~conhecidas~ que criaram fake e eu descobri. Outros e outros aconteceram, outros certamente acontecerão. Gente falsa está em toda parte, seja no mundo real ou nas muitas redes sociais. Eu só pergunto: NÃO TEM O QUE FAZER, NÃO?
edit

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga

Minha casa virtual onde todo mundo é bem vindo

© Design 1/2 a px. · 2015 · Pattern Template by Simzu · © Content Maristelly de Vasconcelos