Já que eu não vou ao Nordeste...

| sábado, 2 de julho de 2016
...o Nordeste vem a mim.

PEBA - Pernambuco e Bahia em um mesmo palco


As três boas Más:
Maristelly, Maíra e Mariana
     Entre as coisas que eu preciso fazer, conhecer São Paulo é uma das mais urgentes. Digo ~conhecer~ na forma figurativa, pois esta cidade é tão grande, é tão um mundo dentro do mundo, que mesmo quem aqui nasceu e aqui vive uma vida inteira não deve ser capaz de conhecê-la a fundo. E, dando continuidade ao meu projeto de desbravar este universo, fiz, na sexta, dia 1º de julho, duas coisas que me deram muito prazer: conheci uma nova área da cidade e matei saudade dos dois sotaques que mais me são familiares.
     Saí de casa com o google maps por guia e cheguei ao Sesc Campo Limpo com uma hora e meia de antecedência para o Sotaques do Nordeste. Era a abertura do projeto no qual duas pessoas que carregam em si os estados que mais amo, Pernambuco e Bahia, bateram um papo animadíssimo entre si e com o público. O escritor Marcelino Freire, pernambucano de Sertânia, cidade coladinha à minha Arcoverde, e a jornalista Maíra Azevedo, a maravilhosa Tia Má, baiana da capital com a qual eu mais me identifico.
Um abraço de Sertânia
em Arcoverde
     O sotaque é a identidade de uma região. E também de regiões dentro de regiões maiores. Como Maíra bem pontuou, a Bahia tem 417 municípios e é impossível que os baianos conheçam todos os sotaques do estado. A mesma coisa acontece em Pernambuco, pois há diferença entre as expressões comuns na capital e no interior.
     Passei aquelas quase duas horas matando saudades. De um lado, Marcelino relembrando expressões do sertão pernambucano e de sua mãe; do outro, Maíra com dizeres que só quem tem a baianidade correndo no corpo consegue entender. Se alguém me fotografasse naquele momento, certamente me veria com os olhos brilhando de alegria por estar ali. 
     O projeto continua. A programação completa, você pode ler aqui.
     Irei novamente no dia 30 de junho. O bate-papo será com Hermeto Pascoal, uma lenda viva da música e filho de Alagoas. Vamos?
edit

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga

Minha casa virtual onde todo mundo é bem vindo

© Design 1/2 a px. · 2015 · Pattern Template by Simzu · © Content Maristelly de Vasconcelos