#100MPBs #Dia049 La e cá Nordestópia, na Bahia existe Etiópia...

| domingo, 21 de setembro de 2014
Ó Paí Ó. Elenco dançando "I miss her" no Bar do Neusão
Quase metade do desafio. Estou no número 49 de 100 dias oferecendo uma música popular brasileira para quem vem aqui me visitar.

Hoje, domingo, trago uma das primeiras músicas baianas - já da chamada axé music - que tenho recordação. Digo uma das primeiras, pois, ainda no comecinho da infância, escutava muito Armandinho, Dodô & Osmar, Morais Moreira, Caetano, Gil, Gal Costa e Bethânia que, apesar de serem baianos, já apareciam em rede nacional e não tinham suas produções ligadas ao estado natal.

"E lá vou eu", da Banda Mel, foi sucesso nos anos 80. Contemporânea de "Faraó", "Madagascar" e "Elegibô", verdadeiras aulas de história em forma de música, foi um dos primeiros sambarreggaes a levar os negros dos guetos baianos para as TVs do Brasil inteiro.

Mais do que o ritmo, as mensagens e pedidos de atenção me chamavam à reflexão. E chamam até hoje.

Em tempos de gente achando normal que negros sejam chamados de macacos, percebo que mais músicas como esta deveriam ganhar mais espaço nos grandes meios de comunicação e de entretenimento.

Trago, então, a versão de "E lá vou eu" que faz parte do Filme Ó paí, ó. Para quem viu o filme, arrepie-se novamente. Se ainda não o viu, eu recomendo.

Em tempo: ahhh, que saudade eu tenho da Bahia...

#100MPBs #Dia049

edit

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga

Minha casa virtual onde todo mundo é bem vindo

© Design 1/2 a px. · 2015 · Pattern Template by Simzu · © Content Maristelly de Vasconcelos