De volta ao trabalho

| terça-feira, 12 de julho de 2016 | |
Nesta segunda, 11 de julho, as férias do trabalho terminaram. Voltei à minha segunda casa, a Universidade Nove de Julho, para mais um semestre de atividades junto aos alunos. Muitos de vocês não sabem, mas, além de estudar Jornalismo e Letras (sim, duas graduações ao mesmo tempo), eu também atuo como monitora de informática na Uninove. Ainda não temos alunos, eles estão de férias, mas estamos lá preparando o próximo período.
Futuros Gestores da Qualidade 
no café de despedida do semestre (2016.1)
Mas o que faz uma monitora de informática na Uninove? Bom, eu e as pessoas da minha equipe ensinamos Word e PowerPoint aos calouros. Há outras equipes de monitoria que aplicam oficinas para os veteranos de outras ferramentas como Excel e Project e há também as de Língua Inglesa. Este modelo de trabalho, de aluno para aluno, é relativamente uma novidade. As equipes de monitoria auxiliam os discentes em seus trabalhos acadêmicos e o projeto geral tem a intenção de preparar os graduandos de todos os cursos para o mercado de trabalho.
É um desafio e tanto. E é gratificante também. Muito. Nos dois primeiros semestres nos quais atuei, conheci uma multidão de colegas entre alunos, professores e outros monitores. Mas, aqui pra gente, os alunos são a parte mais legal. É muito bom participar deste primeiro contato deles com a Universidade e a monitoria faz isso também: dá as boas vindas a estes meninos e meninas tão ávidos por conhecer o que os aguarda.
Estive com turmas dos cursos de Administração, Letras, Gestão da Qualidade, Recursos Humanos, Ciências Contábeis, Marketing e Logística. Todos me renderam bons momentos e excelentes experiências. Mas o melhor é, no final do semestre, muitos deles me procurarem para dizer que os conselhos que eu dei lá no comecinho foram válidos e que eu tinha certa razão.
E que conselhos são estes? Tá, vou contar.
As meninas de preto da turma
de Administração (2016.1)
Como a maior parte dos alunos vem direto do Ensino Médio, muitos não têm tempo de perder as manias e vícios da época de escola. Portanto, é necessário que alguém conte a eles que:
- Ali é o começo da escalada profissional, eles precisam dar início ao networking e isso inclui colegas da própria sala, de outras salas e de outros cursos e principalmente professores;
- A sala de aula é o lugar mais importante do curso, mas não só ela. É importante que eles conheçam a cidade onde moram e, no caso de morarem em outras que não a capital, o que é muito comum entre os que estudam no campus Memorial, que conheçam a sua e principalmente São Paulo, pois é aqui que muitos deles vão estagiar e trabalhar;
- Eles percebam que o mundo é maior que as suas vidas, suas casas, suas ruas, seus bairros, sua cidade e etc. Olhar ao redor sempre foi e sempre será um exercício de autoconhecimento e conhecimento do outro;
A animadíssima turma
de Marketing (2016.1)
- Eles vão fazer amigos ali? Sim. Vão fazer desamigos também? Claro que sim. (Inimigo é uma palavra muito forte). Vão tirar fotos no espelho do banheiro com a colega que acabou de conhecer e postar nas redes sociais com a legenda “miga, sua loca”? Lógico. E talvez terminem o curso sem nem mais se falar? Sim, talvez. Vão postar fotos dos grupos de colegas com a frase “amo mais que chocolate” ou “amigos para a vida inteira”? Sim e sim. Mas, ao chegar o dia de pagar o boleto, algum colega o fará por ele? Não. Alguém vai dividir a nota do boletim com um colega que nada fez nos trabalhos em grupo? Não também. Alguém pode até deixar aquele carinha que não se mexeu para nada ser o que passa os slides – o mesmo perfil que um dia já foi daquele que segurava o cartaz – mas isso não dura. Os bons alunos, aqueles que visam o futuro, querem os melhores em seus grupos.
- Tratem grupos de trabalho como se fossem empresas. Os colegas são parceiros e o resultado é positivo? Grupo mantido. Está dando mais dor de cabeça que produtividade? Muda-se a equipe.
- Digo ainda: não tenham pudores em “demitir” colegas ou “pedir demissão”. Aproveitem, pois a universidade é um dos poucos lugares, senão o único, onde você tem a liberdade de escolher com quem montar um grupo de trabalho;
- E, sim, há muito trabalho em grupo. A maioria é assim. Isso acontece porque os professores querem ter menos trabalho para corrigir? (Confesso que já achei que fosse este o motivo, mas, não!). O trabalho em grupo é um laboratório para a vida real, para o mercado de trabalho. Ninguém trabalha sozinho. Ninguém mesmo. É bom começar a se acostumar.
E, por último:
- Eles vão viver loucos para que as férias cheguem? Sim. Quando o curso acabar, vão achar que tudo passou rápido demais e sentirão saudades! Ah, vão! E de verdade.


Mais Administradores (2016.1)

Turma de Administração com a qual trabalhei em
2015.2. A amizade continua.
Futuros Administradores (2016.1)

Futuros Administradores (2016.1)



edit

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga

Minha casa virtual onde todo mundo é bem vindo

© Design 1/2 a px. · 2015 · Pattern Template by Simzu · © Content Maristelly de Vasconcelos